Tudo o que precisa de saber sobre Serviços de Alojamento

Alojamento

Num mundo digital em constante expansão e metamorfose, a procura pelos serviços digitais multiplica-se. Multiplicam-se e transformam-se também as diversas soluções de alojamento, o local onde irá ficar alojado o seu negócio online.

Escolher o melhor, ou pelo menos o mais adequado, serviço de alojamento para o seu caso pode ser uma tarefa dantesca. Sobretudo para quem não tenha grande familiaridade com toda esta temática. Se lhes perguntar, todos os serviços de alojamento, sem exceção, dir-lhe-ão que são eles, sem sombra de dúvida, o melhor serviço de alojamento que existe.

A prática diária e os problemas que por vezes surgem mostram-nos muitas vezes o contrário. Serviços de alojamento que não tem as prestações que prometem, websites que deixam de funcionar e só podemos ter assistência em dias úteis ficando uma loja online dias a fio sem funcionar…

Depois de semanas e meses a fio de uma série de más experiências é natural que queiramos mudar de serviço. E mudar de serviço… para além de ser chato, por si só, acarreta ainda um monte de problemas associados. E descobrimos ainda que nada é tão simples como nos fazem acreditar, aprendemos ainda que de há sempre uma série de riscos acossiados com a perda do site por completo, ou dos serviços a ele associados como por exemplo: email.

Na Alor queremos estabelecer excelentes e duradouras parcerias com os nossos clientes. Entendemos que cabe a nós sermos os especialistas web. Somos, de facto, profissionais dedicados em prestar o melhor serviço aos nossos clientes e queremos poupar-lhes de constrangimentos para os quais ninguém está preparado, para que se possam dedicar a fazer aquilo que sabem fazer melhor, tratar do seu negócio.

É neste sentido que, à exceção de casos muito específicos, propomos a todos os nossos clientes uma solução de alojamento ultrarrápida, eficiente e segura onde incluímos também a gestão de todo o tipo de aspetos mais técnicos do site. Não há surpresas desagradáveis ao nível de despesa e resolução de problemas… não precisa de se preocupar com mais nada a não ser introduzir novo conteúdo no site, se assim o desejar. Algo que o poderá fazer de forma simples e completamente autónoma.

Os serviços de alojamento que propomos inclui:

  • Alojamento gerido em servidores cloud da google.
  • Tecnologia de ponta para tornar o seu site mais rápido e seguro.
  • Updates frequentes a todo o software presente no site (versões PHP e programas premium de segurança, de gestão de base de dados etc.)
  • Backups diários do site inteiro e também das suas bases de dados em particular.
  • Monitorização e assistência 24/7 para problemas graves. Caso o website deixe de funcionar. Neste caso a agência Alor é alertada do problema (de forma automática) mesmo antes de alguém dar por isso, o que nos dá uma vantagem de tempo considerável na resolução dos mesmos.

 

O preço por este serviço será sempre adequado às necessidades do seu website e começa nos 20€ por mês. Este é um preço bem competitivo pois trata-se de um serviço de alojamento cloud com todos os extras acima referidos, incluindo a subscrição dos programas que o seu website possui.

Poderá, naturalmente, hospedar o seu site num qualquer serviço à sua escolha. Alertamos é pata o facto de que para além do serviço de alojamento terá também de pagar a anuidade dos programas instalados no seu site.

Tipos de alojamento e quais as suas diferenças?

Antes de começarmos este artigo gostaríamos de esclarecer a diferença entre domínio e alojamento, dúvida que poderá surgir a quem é novo na matéria.

Para melhor explicarmos, vamos estabelecer um paralelismo entre uma loja online e uma loja física. A nossa loja vende sapatos e chama-se: alor shoes

Domínio

Nome que é dado ao site, loja, negócio… por exemplo: Alor Shoes.

À semelhança de um nome de um qualquer negócio que deve ser registado no eportugal.gov.pt. O nome do site (domínio) também tem de ser registado. A entidade responsável por este tipo de registos a nível nacional é a: dns.pt/pt/. No entanto, muitos serviços de alojamento revendem este alojamento, juntamento com outros (.com; .net; .web; etc.)

Alojamento

Como o próprio nome indica, este é o espaço “físico” onde o seu site irá ficar alojado. Assim como é importante escolher um bom local para instalar o seu negócio, o que implica sempre diferenças no preço da renda e outras despesas relacionadas com o espaço alugado, assim o é para o seu negócio online.

Com a crescente procura destes serviços e a crescente exigência de recursos por cada website, na Alor temos observado uma transformação na oferta destes serviços. Nomeadamente, na relação entre a qualidade da oferta e o preço exigido. Embora todos eles atuem como um local de armazenamento para seu site, onde eles diferem é:

  • Assistência!… Imagine que a sua loja online, por alguma razão, deixa de funcionar numa sexta-feira ao final da manhã, ou início da tarde, e só tem acesso à assistência técnica por ticket e em dias úteis. Isto significa que só terá uma resposta de um técnico, na melhor das hipóteses, na segunda ou terça-feira. Para além do seu site não trabalhar nos dias de maior faturação, isso implicará um severo golpe na confiança dos seus clientes em relação ao seu negócio online.
  • Quantidade e qualidade de recursos (software e hardware).
  • Capacidade de armazenamento.
  • Velocidade do servidor e confiabilidade.
  • Capacidade de tráfego, de visitas e interações em simultâneo ao seu website.
  • Controlo de várias ações de gestão de alojamento necessárias.
  • Requisitos de conhecimento técnico de sua parte.

À parte disto ainda temos ainda os seguintes serviços associados (e normalmente pagos à parte) ao serviço de alojamento:

  • Domínio, que é o nome do seu site, por exemplo: alor.pt
  • Caixa de correio eletrónico, que se perde caso decida mudar de alojamento.
  • Certificados se segurança SSL (exigidos pelo motor de busca do google)

1. Alojamento compartilhado

O alojamento compartilhado só é aconselhado para sites de nível básico. Poucos recursos, poucas funcionalidades e poucas visitas. Neste tipo de alojamento o seu site será armazenado no mesmo servidor de vários outros sites. Com um plano de alojamento partilhado, todos os domínios (sites) partilham os mesmos recursos de servidor, como RAM (Random Access Memory) e CPU (Central Processing Unit). No entanto, como todos os recursos são partilhados, os custos dos planos de alojamento são relativamente baixos, tornando-os uma excelente opção para proprietários de sites simples, no seu estágio inicial.

Os alojamentos compartilhados geralmente vêm com muitas ferramentas úteis, como: construtores de sites, pré-instalação do WordPress e serviço de e-mail associado.

Embora o alojamento compartilhado forneça aos proprietários de sites uma abordagem mais simplista da web, a desvantagem é que está compartilhando o servidor com vários outros proprietários de sites. Isso traduz-se num site não tão responsivo e, sobretudo, que os picos de uso podem, em última análise, afetar a experiência do utilizador do seu site ou o mesmo deixar de funcionar durante um curto espaço de tempo.

Em suma: os planos de alojamento compartilhado são ideais para proprietários de sites simples, na sua fase inicial e que não recebem uma grande quantidade de tráfego da web.

2. Alojamento em servidor virtual privado (VPS)

O serviço a alojamento VPS é o meio-termo definitivo entre um servidor compartilhado e um servidor dedicado. É ideal para proprietários de sites que precisam de mais controle, mas não necessariamente de um servidor dedicado.

O alojamento VPS é único porque cada site é alojado no seu próprio espaço designado no servidor, mesmo que ainda assim partilhe o mesmo servidor físico (máquina) com outros utilizadores. Embora a hospedagem VPS forneça aos proprietários de sites mais personalização e espaço de armazenamento, eles ainda não são capazes de lidar com níveis de tráfego incrivelmente altos ou picos de uso, o que significa que o desempenho do site ainda pode ser afetado por outros sites no servidor. Se nos permitem a analogia: imagine que tem uma loja (física) no centro da cidade, compraram a loja ao lado e aumentaram consideravelmente o espaço, mas os vossos clientes continuam com os mesmos constrangimentos de acesso.

Normalmente, o alojamento VPS é utilizado por proprietários de sites que desejam alojamento dedicado, mas que não possuem o conhecimento técnico necessário. O alojamento VPS oferece os benefícios de custo de alojamento compartilhado com o controle de alojamento dedicado. Uma ótima opção para utilizadores avançados e para aqueles que desejam instalações de pacotes de software específicos.

3. Alojamento em servidor dedicado

O alojamento em servidor dedicado oferece o maior controle sobre o servidor em que seu site está armazenado. Isso porque o servidor (a máquina, computador) é alugado exclusivamente por si, e o seu site é o único site armazenado nesse servidor. Isso significa que tem acesso root e administrador total, para que possa controlar tudo, desde a segurança até o sistema operacional que executa.

No entanto, todo esse controle tem um preço.

O custo dos servidores dedicados é uma das opções de alojamento mais caras. Normalmente, estes são utilizados por proprietários de sites com altos níveis de tráfego no site e por aqueles que precisam de controle total dos seus servidores. Além disso, é exigido um alto nível de conhecimento técnico para a configuração e a gestão contínua do servidor.

4. Alojamento Cloud (na “nuvem”)

Alojamento cloud está em alta e é a última novidade na indústria de tecnologia. O alojamento cloud traduz-se em muitos computadores a trabalhar juntos em simultâneo e em rede, executando aplicativos usando recursos de computação combinados. É uma solução de alojamento que funciona através de uma rede e permite que as empresas consumam os recursos de computação como um utilitário.

Isso permite que os utilizadores utilizem quantos recursos forem necessários, sem ter que construir e manter sua própria infraestrutura de computação. Os recursos que estarão a ser utilizados estão espalhados por vários servidores, reduzindo ao mínimo possível qualquer tempo de inatividade devido a um mau funcionamento do servidor.

O alojamento baseado em nuvem é (verdadeiramente*) escalonável, o que significa que seu site pode crescer com o tempo, usando quantos recursos forem necessários e enquanto paga apenas pelo que precisa, quando precisa.

*muitos serviços de alojamento são vendidos como sendo escalonáveis, mas o que é verdadeiramente escalonável é a prestação que paga, porque o seu site pode ter de ser transferido de um local para o outro.

5. Alojamento gerenciado

A maioria dos pacotes de alojamento que encontrará online provavelmente serão gerenciados. As empresas de alojamento fornecem serviços técnicos, como instalação e configuração de hardware e software, manutenção, substituição de hardware, suporte técnico, patching, atualização e monitoramento. Com a hospedagem gerenciada, o provedor cuida do gerenciamento diário do hardware, sistemas operacionais e aplicativos padronizados.

Embora existam muitas opções diferentes para escolher quando se trata de alojamento na web, tudo se resume a escolher um plano que atenda às suas necessidades. Cada plano atende às especificações de grupos diferentes e perceber quais são suas necessidades num site ajudará a garantir que está a escolher o plano certo para si e para a sua empresa.

6. Co-locação (Co-location, colocation ou housing)

Por último, “e se eu quiser comprar o meu próprio servidor?… poderei fazê-lo?”

A resposta é: sim!

Em vez de manter os servidores internos ou num data center privado, poderá optar por “co-localizar” seu equipamento alugando espaço num centro de colocation. O centro aprovisionará a energia, largura de banda, endereço IP e sistemas de resfriamento de que o servidor necessita. O espaço é alugado em racks e armários.

A co-locação dá acesso a níveis mais altos de largura de banda do que uma sala de servidor de escritório normal a um custo muito mais baixo. Mas aqui será deixado por conta própria (literalmente) e deve cuidar de tudo, incluindo hardware, software e serviços.

Qual é melhor para si?

Embora existam muitas opções diferentes para escolher quando se trata de alojamento na web, e muitas empresas com objetivos diferentes, tudo se resume a escolher um plano que atenda às suas necessidades. Cada plano atende às especificações de grupos diferentes. Perceber quais são suas necessidades e as necessidades da sua empresa ajudar-lhe-á a garantir que escolhe o plano certo.

Os fatores cruciais que deve ter em mente ao selecionar o serviço de alojamento são: o tipo de site que possui, os recursos de que precisa, seu orçamento e o tráfego esperado.

Quanto à empresa prestadora de serviço, nem sempre a popularidade dessa mesma empresa é um fator relevante pois estas empresas gastam milhares de dólares em publicidade e em financiar criadores de conteúdo como bloggers ou youtubers. O que influencia os seus artigos mesmo quando estes não são diretamente encomendados. Também não recomendamos os serviços de empresas mais pequenas, com poucos recursos, pois estas tendem a colocar demasiados sites a consumirem os mesmos recursos e a assistência não é a mais eficaz

Em suma, esta é uma visão geral rápida das vantagens de cada tipo de alojamento:

  • Alojamento compartilhado: a opção mais econômica para sites de baixo tráfego.
  • Alojamento gerenciado: ideal para utilizadores não técnicos que preferem transferir as tarefas mais técnicas para especialistas.
  • Alojamento VPS: Simplificando, esta é a melhor opção para sites que exigem mais recursos que os fornecidos no alojamento partilhado, mas sem entrar em custos insuportáveis.
  • Alojamento cloud: funciona melhor para sites em rápida ascensão e que precisam de recursos escalonáveis.
  • Alojamento dedicado: opção cara para grandes sites onde precisa de controle absoluto, do software.
  • Co-location ou housing: A opção mais cara que oferece o máximo controle sobre o hardware e o software.

2022 © Todos os direitos reservados